MODALIDADE DE APRENDIZAGEM

Para compreendermos as modalidades de aprendizagem, precisamos entender os conceitos de ESQUEMAS, ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO por Piaget.
ESQUEMAS: São estruturas mentais ou cognitivas, padrões de comportamento ou pensamento onde o sujeito intelectualmente se adapta e organiza o meio. Estes esquemas são tratados como conjunto de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas mudam continuamente ou seja tornam-se mais refinados.
Uma criança, quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados, mais diferenciados e mais numerosos. NITZKE et alli (1997a) escreve que os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança. De fato, um adulto, por exemplo, possui um vasto arranjo de esquemas comparativamente complexos que permitem um grande número de diferenciações.
Os esquemas são usados para processar e identificar a entrada de estímulos, neste processo o organismo fica apto a diferenciar e generalizar estímulos.
EXEMPLO DE ESQUEMAS: frutas, animais, carros... Um bebê de 5 meses que come maçã raspadinha tem em seu esquema de frutas somente a maçã, porque é o que ele conhece.
Diante de um estímulo, um adulto mostra-lhe a pêra e o bebê vai achar que é maçã porque são semelhantes (textura, tamanho,vai comer raspadinha também..) Observando as diferenças, automaticamente tentará encaixar este estímulo (pêra) em seu esquema , aumentando assim o seu arranjo de esquemas, neste caso de frutas
Vemos então, que os esquemas são estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns
ASSIMILAÇÃO: Ato ou efeito de assimilar, ou seja, um processo de identificação onde duas ou mais coisas torna-se semelhantes, dando-se a apropriação e compreensão absorvendo o conhecimento.
A assimilação ocorre quando adapta-se os novos estímulos aos esquemas já adquiridos, por meios de novas experiências.
ACOMODAÇÃO: modificação de sistemas internos para adaptação a nova situação ou conhecimento adquirido pela assimilação.
A acomodação ocorre quando os esquemas de ação e do pensamento se modificam em contato com o objeto, situação.
Piaget explica que não existe assimilação sem acomodação, significa que a assimilação de um novo dado, conhecimento ou situação estão em esquemas
já existentes, ou seja, acomodados em fases anteriores. E quando explica que não existe acomodação sem assimilação, significa que um dado, conhecimento ou situação é acomodado perante a sua assimilação no sistema cognitivo (ESQUEMA) existente. (PIAGET, p. 18)
O organismo se sustenta e cresce por meio de interações com o ambiente. É importante saber se a criança que adquiriu um padrão de conduta o realiza com autonomia ou se ela o realiza em função do controle materno e/ou paterno.
Ex: quando a criança vai jogar, brincar, o faz da maneira que quer ou da forma que impuseram a ela.
Se realiza sem autonomia e com controle, significa que não houve a assimilação e acomodação, é um ato mecânico.
EXEMPLOS DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO
Exemplo 1 - uma criança está aprendendo a reconhecer animais, e até o momento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cachorro. Assim, podemos dizer que a criança possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro. Pois bem, quando apresentada, à esta criança, um outro animal que possua alguma semelhança, como um cavalo, ela a terá também como cachorro (marrom, quadrúpede, um rabo, pescoço, nariz molhado, etc.). Notadamente, ocorre, neste caso, um processo de assimilação, ou seja a similaridade entre o cavalo e o cachorro (apesar da diferença de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cachorro em função da proximidades dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança até o momento. A diferenciação do cavalo para o cachorro deverá ocorrer por um processo chamado de acomodação. Ou seja, a criança, apontará para o cavalo e dirá "cachorro" . Neste momento, uma adulto intervém e corrige, "não, aquilo não é um cachorro, é um cavalo". Quando corrigida, definindo que se trata de um cavalo, e não mais de um cachorro, a criança, então, acomodará aquele estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema. Esta criança tem agora, um esquema para o conceito de cachorro e outro para o conceito de cavalo.
Exemplo 2 - uma criança está aprendendo a reconhecer as formas geométricas e, até o momento, a única forma geométrica que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o quadrado. Nesse caso, podemos dizer que a criança possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de quadrado. Quando apresentarmos, a essa mesma criança, outra forma geométrica que possua alguma semelhança com o quadrado, como um retângulo, ela dirá que é um quadrado (quatro pontas, amarelo, grande, etc). O que ocorre, neste caso, é um processo de assimilação, isto é, a similaridade entre quadrado e retângulo faz com que um retângulo se confunda com um quadrado em função da proximidade dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança até aquele momento de vida. A diferenciação do quadrado para o retângulo ocorrerá por um processo que Piaget chamou de acomodação. O que isso significa? Quando a criança apontar um retângulo e verbalizar quadrado, o adulto que estiver com ela e/ ou outra criança mais experiente dirá: “Isto não é quadrado, é um retângulo”. Ao ser corrigida, a tendência da criança é acomodar esse novo estímulo à sua estrutura cognitiva, construindo, dessa forma, um novo esquema. Assim, podemos dizer que essa criança terá um esquema para o conceito de quadrado e outro para o conceito de retângulo.

Mais informações no site www.psicopedagogavaleria.com.br
Curso de diagnóstico psicopedagógico clínico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico