Como ajudar uma criança com dificuldades na escrita,utilizando o alfabeto móvel!

Olá pessoal,

Hoje venho compartilhar com vocês, uma atividade que realizei durante o atendimento psicopedagógico.  A criança em questão, tem dificuldades com a leitura e escrita, e também apresenta momentos de distração.
Resolvi utilizar o recurso lúdico, objetivo da psicopedagogia, para ajudá-lo a superar suas dificuldades.

Objetivo:

Realizar o trabalho através do lúdico, utilizando recursos que ajudem na construção da leitura e escrita. Trabalhando a atenção e concentração, dentro do contexto. Antes de iniciar a atividade, solicitar que a criança esteja atenta e concentrada, durante a atividade.

Instrumento utilizado:

  • Alfabeto móvel, folha de ofício, lápis, borracha e apontador, dicionário impresso ou computador.


Proposta:

  • Realizar uma lista, com pelo menos 5 atividades que a criança mais gosta de fazer. 


Aplicação:

  • Solicitar que realize uma lista  escrita a mão utilizando  folha de ofício ou almaço . 
  • Depois, retira-se a lista, e pede que a criança escreva utilizando o alfabeto móvel, os itens que tinha escrito na lista. 
  • Dessa forma, irá trabalhar a atenção e concentração, fazendo que  lembre os itens escritos na lista.
  • A quantidade de itens, pode ser aumentada de acordo com a idade e do grau de dificuldade que queira ser trabalhado.


Registro:

Durante a aplicação da prova, foi observado que a criança teve um pouco de dificuldades para lembrar os itens escritos, após alguns minutos, ela conseguiu lembrar e escrever, utilizando o alfabeto móvel.
Foi observado que a mesma, escreveu inicialmente algumas palavras com fonemas trocados, letra invertida, e omissão de letras. Após, solicitar que observasse o material escrito a mesma identificou o erro . Quanto a troca de fonemas, foi sugerido que realizasse uma pesquisa no computador, utilizando um site de busca, para verificar se a escrita estava realmente errada, utilizou-se o dicionário on-line. Após ter realizado a consulta, o mesmo verificou onde estava o erro, e substituiu o fonema.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico