BRINCADEIRAS DE FÉRIAS!! ADOLESCENTES...

Dando continuidade às sugestões de brincadeiras para as férias. O papo agora é com a galera de 13 anos para cima.
Pode parecer que eles já estão grandes demais para a brincadeira, mas que tal incentivar a prática, não é mesmo? Afinal, adolescência também é sinônimo de alegria, divertimento, casa cheia de amigos e, para os pais, esta é uma ótima oportunidade de conhecer os amigos (e os pais dos amigos) de seus filhos, estar mais próximo deles, aproveitando para entendê-los melhor, saber o que eles gostam, e, porque não, ter bons momentos ao lado da moçada que ficarão marcados para sempre.
Peça auxílio dos seus filhos (que serão os anfitriões) para preparar lanches, pipoca, um bolo e suco ou refrigerante. A diversão vai começar!

Stop:

Material:
Papel e caneta.
Regras:
Em conjunto, os jogadores escolherão as categorias que o jogo deve conter geralmente vão nome, cor, local, objeto,comida, profissão,marca, ator, cantor (ou conjunto musical), filme e qualquer uma que você achar interessante.
Quando todos estiverem prontos, sorteia-se uma letra. Todos devem encontrar e escrever palavras que iniciem com a letra escolhida em cada categoria. O primeiro que completar todas as categorias com a letra escolhida grita STOP e todos os outros devem parar de escrever imediatamente.
Todos compartilham o que escreveram em cada categoria e pontuam da seguinte forma:
10 pontos: palavra inédita na categoria (nenhum outro participante lembrou da mesma palavra)
5 pontos: a categoria está preenchida, mas a palavra foi igual a de outro participante.
0 ponto: categoria na qual o participante não completou com a palavra.
Esta contagem deve ser feita após cada compartilhamento de palavra. Ao fim do jogo, somam-se as pontuações obtidas em cada sequência de letras.
Vence a partida quem acumular mais pontos  ao fim do jogo.

O que trabalha?
Tolerância à frustração (ganhar, perder);
Freio inibitório (para parar de escrever na hora certa);
Estratégia (escrever primeiro o que já sabe, abreviar a palavra...)
Memória de longo prazo (para lembrar as palavras que iniciam com a letra escolhida em cada categoria)
Agilidade mental e na escrita ( há a necessidade de ser rápido para completar tudo antes dos colegas e fazer mais pontos).
Cálculo mental ( é preciso somar os pontos a cada rodada).


Jogos de tabuleiro, cartas

Material:
Há muitos jogos de tabuleiro disponíveis no mercado. Alguns ainda a venda, fizeram parte da adolescência dos pais dos adolescentes de hoje. Que delícia poder ter os filhos e amigos  juntos para reviver os velhos tempos! War (jogo de estratégia de guerrilha e conquista de territórios), UNO (jogo de cartas), Cai não cai (jogo de palitos e bolas de gude), Scotland Yard (para resolução de casos policiais),dama, xadrez,dominó, baralho,Master (jogo de perguntas e respostas), Perfil (para descobrir que pessoa ou objeto através de dicas), entre uma infinidade de outros
Regras:
Cada um tem em sua embalagem as regras do jogo.
O que trabalha?
Tolerância à frustração (ganhar, perder)
Trabalho em grupo (a brincadeira fica mais divertida se formarem-se grupos para que possam competir.
Leitura, interpretação de texto e raciocínio: todos eles tem um objetivo final que deve ser perseguido para que se vença.

Advinhe se puder:
Material:
Lápis e papel
Regras:
Pode se jogar em duo ou em equipes, o que fica mais divertido.  Cada time ou participante deve escolher uma coisa para desenhar e o outro time deve advinhar o que foi desenhado.Quem desenhou deve ajudar o time adversário a acertar fazendo mímica ou desenhando mais coisas que tem a ver com o desenho inicial para dar as dicas. Mas sem dizer nenhuma palavra e sem fazer sons.
Ganha o jogo quem conseguir acertar mais coisas que foram desenhadas.
O que trabalha?
Criatividade
Imaginação
Trabalho em equipe



Campeonato de vídeo-game:

Terror dos pais, tios, madrinhas e amigos mais velhos desta geração, desde que não seja a única diversão aproveitada pelas crianças ele pode ser um aliado bem divertido.
Material:
Vídeo game
Regras:
As regras vem em cada jogo. Melhor ainda se forem de plataformas que permitam que, ao jogar, as crianças possam dar socos no ar (como o boxe) pular, dançar...Mexer o corpo durante a execução da brincadeira.
O que trabalha?
Agilidade mental
Estratégia
Trabalho em equipe




As férias ainda estão no meio!!!Vamos brincar! 

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E
 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico