Brincadeiras de férias!!

Lembrando que férias é tempo de brincar ! De conhecer novas crianças, desenvolver novas habilidades e melhorar nossas especialidades, além de aprender muito!

Hoje, daremos dicas para brincadeiras de crianças de 4 a 7 anos:

Boliche:

Material: Garrafas pet e bola de meia (você pode incrementar as garrafas desenhando letras, números, colorindo-as, colocando imagens de personagens preferidos da criançada...).

Regras:
O objetivo é derrubar as garrafas e as regras vocês que combinarão. Se as garrafas de uma certa cor, ou não poder derrubar a de cor "tal", se ganha quem derrubar mais garrafas... e onde mais sua imaginação voar.

O que trabalha?
Motricidade grossa, conhecimento de cores, números, quantidades, aceitação de regras, são alguns exemplos.




Pular corda:

Material: corda (você pode comprar por metro em lojas de material de construção . A brincadeira fica mais divertida quanto mais crianças brincam.

Regras: Duas batem a corda e as outras crianças a pulam, não deixando que a corda bata em seus pés. Papai e mamãe, titio e titia! Usem de sua memória de longo prazo e lembrem-se das músicas que cantavam quando eram pequenos ao pularem corda... Por exemplo; Um homem bateu em minha porta e eu abri! Senhoras e senhores, ponham a mão no chão, senhora e senhores pulem de um pé só...  Quanto mais se pratica, melhor fica!

O que trabalha?
Motricidade grossa, coordenação motora, sistema cardiovascular, ritmo, resistência à frustração entre outros.



Cabaninha:

Material:  Cadeiras ou sofás de apoio, lençol, colcha, cobertor, travesseiro ou almofadas, colchão. Decorar a cabaninha com os objetos que vocês quiserem, já que ela pode ser o que vocês desejarem!

Regras: Não há. A cabninha pode ser construída como quiser, aonde quiser, dentro ou fora de casa. Pode ser uma floresta, uma nave espacial, um castelo, uma casa...o céu é o limite!

O que trabalha?
Criatividade, imaginação, vocabulário, cooperação (para arrumar a cabaninha e guardar o que foi usado também), além de propiciar momentos de uma deliciosa companhia entre amigos e criança ou entre criança e pais.



Vivo ou morto!

Material: Não há a necessidade de se utilizar material.

Regras: Algué, fora da brincadeira grita Vivo! (as criancas devem ficar de pé) ou Morto! (as crianças devem se agachar). Conforme as crianças vão se confundindo com os comandos e errando saem da brincadeira. Ganha o último a ficar. É ele quem dará as ordens.

O que trabalha?
Atenção, concentração, entendimento e aceitação de regras, freio inibitório ( não fazer o movimento antes de ele ser solicitado), estes são alguns exemplos de funções que a brincadeira atinge.



E aí, vamos brincar? Já vimos que estas brincadeiras são baratas, podem ser feitas dentro ou fora de casa ( a falta de sol e o frio não as impedem de serem executadas), além de serem diversão pura!

E você, lembra-se de alguma brincadeira deliciosa da sua férias quando criança? Conte para nós!

Boa brincadeira!

POR VIVIAN CAMILA

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E

 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico