Muito além do Beabá

Todos os pais querem o melhor para seus filhos, afinal, eles são a melhor parte dos pais!
Ao escolher uma escola para a criançada, muitas vezes são avaliadas a estrutura física, o plano pedagógico, distância de casa ou do trabalho, indicação de amigos também são fundamentais. Às vezes é lembrada a formação dos professores. Aulas extras e horário estendido são valorizados também.
Mas, por muitas vezes recebo queixas de crianças com 5 anos que ainda não lêem ou escrevem, que vão para a escola apenas para brincar, ou que no ensino médio e fundamental 2 não se faria necessário aulas de Educação Física , Artes, Música...
Será que realmente entendemos a importância destas matérias na vida de nossos jovens e crianças? Para se ter uma ideia, a aula de Educação Física, além de fazê-los mexer o corpo (e mandar para loonge a diabetes, pressão alta e até a depressão), amplia o conhecimento do corpo, noção de espaço, auxilia na interação social, os ajuda a incorporar os conceitos de esperar sua vez, de ter regras para brincar, de respeitar o outro e ser penalizado quando não o fizer, além de conhecer práticas as quais o ajudarão até a vida adulta a ser mais saudável.  E isto não é importante?
Nas aulas de Artes, eles conhecem texturas, outros meios de enxergar o mundo, permitem lidar com a criatividade (e como ela ajuda na resolução de problemas na vida adulta...) e, apreciando a arte, tendem a darem mais valor aos bens públicos, a serem curiosos e colocar a leitura em dia conhecendo a vida de artistas além de poderem , nas artes, encontrar uma válvula de escape, um hobby em seu dia a dia.



E a Música! Ah, a música! Independente do gosto musical, ela trabalha com tempo, melodia, exercita a audição, a fala, concentração, memória...Ufa!
Durante as próximas semanas, falaremos mais detalhadamente de cada uma delas. Deu para notar o quanto são importantes para a vida e escolarização de nossas crianças e jovens, não é mesmo? O que não vale é encher o período do contra turno escolar com todas estas atividades e deixar a criança estressada sem tempo para brincar, fazer nada ou estudar.

Busque na escola ou insira nas suas brincadeiras ou tempo livre algumas atividades que contenham música, esporte ou arte. Será divertido e desafiador para vocês! Pode tentar! 

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E

 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico