O que podemos ensinar e aprender nas festas de fim de ano?

O Natal está aí. Alguns programando as férias, outros correndo atrás dos preparativos da ceia...outros tendo que explicar o porquê que não comemoram a data. Não importa qual o ” time” que você pertence. O fato é que sempre podemos aprender e ensinar algo também nesta data.
Se você é da turma que comemora o Natal e  recebe familiares em casa. Gosta de cozinhar e deixar a casa arrumadinha para as visitas, você pode ensinar ao seu filho a colaboração. Ajudar a colocar a mesa, a arrumar a árvore, presentes e enfeites. Produzir a decoração. Você também pode ensinar o que é tradição. Ensinar uma receita de família, a oração que vocês fazem antes da ceia. A história de Jesus. Pode ensinar a empatia, mostrado às crianças as diferentes necessidades que encontramos ao receber os  idosos e crianças. Um precisa de auxílio para subir uma escada, um sofá mais alto e confortável para sentar. O outro necessita de mais lugar para correr e brincadeiras para divertir-se.




Nesta época também você pode ensinar a caridade. Que tal levar o pimpolho para conhecer um lar de idosos ou de crianças órfãs ou ainda um local que atenda refugiados? Melhor ainda será se ele puder conversar com estas pessoas ou ainda levar uma doação de brinquedos ou roupas.
Se você é da turma que não comemora, pode ensinar o respeito. Ajudar seu filho a respeitar  outras tradições, e conseguir respeito por muitas vezes ser visto como “diferente” , já que a maioria prepara as festas.
Mas o que você pode aprender com seu filhote? A fazer um enfeite novo, a colocar um novo ingrediente naquela receita antiga e até deixá-lo conhecer outras tradições como, por exemplo, ir à ceia na casa de um amigo, já que você não comemora a data.
Independente de como você viva o Natal, ele é uma época de reflexão, de parada um pouco obrigatória para o ano que se iniciará. Aproveita para sonhar, traçar metas, agradecer e fazer seu melhor ano que vem.


Boas festas!

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E



 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico