A importância das reuniões de pais e professores

Muitos pais e professores até tremem quando a data da reunião de pais é agendada. O professor fica nervoso, pois nem sempre suas pontuações são bem entendidas pelos pais, muitas vezes são vistas como “perseguições”, “falta de preparo”  para lidar com os alunos ou reclamações sem fundamento.

            Pelo lado dos pais, além de “perda de tempo”, num mundo tão corrido, as reuniões são, muitas vezes, vistas com descrédito, ou porque não querem escutar mais uma vez as dificuldades dos filhos, que vem acompanhado de mais um pedido de avaliação profissional,  ou não se interessam pelo que ocorre na escola ou ainda “sabem tudo” o que a professora vai falar, afinal, meu filho é bom aluno -  então, não  se faz necessária sua presença.

            A rejeição é tamanha, que já se cogita em fazer um projeto de lei obrigando os pais a participarem das reuniões escolares. A que ponto chegamos! Sabemos que o chefe não gosta que saiamos do serviço, que tudo é distante, o trânsito é maluco e mais um problema para resolver... não, obrigado!
            Já que se sabe bem o lado “chato” destas reuniões, o que ela pode trazer de bom? Vamos lá!



·         Estamos no início do ano letivo, nem provas tivemos. Se seu filho está com alguma dificuldade , não é melhor saber agora do que deixar para o fim do ano, com o estresse das notas baixas, medo de reprovação e bullying afetando seu filho e sua família o ano inteiro?

·         É ótimo conhecer o professor de seu filho. Ele é um aliado importante  na vida da criança. Em alguns casos, ele passa mais tempo com a criança do que os próprios pais, e pode ajudá-los caso apareça qualquer problema.

·         Como a escola pensa a educação? É da mesma maneira que você, ou, ainda que diferente, é algo que te envolve? Por algumas vezes, crianças vão mal na escola devido à construção pedagógica da instituição que pouco se alinha com a da família.

·         Conhecer as necessidades da escola. Banheiros quebrados, salas sujas, mesas quebradas... É assim que você quer a escola de seu filho? Claro que não! Indo até lá você sabe como está a conservação da escola, e, de quebra, pode ajudar. Que tal juntar um grupo de pais e filhos  e pintar as paredes, limpar o jardim... Isso reforça os laços de amizade entre pais e filhos, além de demonstrar (na prática) para as crianças a importância de deixar tudo limpo e conservado – afinal, isto é cobrado na sua casa também, não é?

·         Seu novo melhor amigo pode estar por lá. Como assim? Que tal encontrar numa reunião das crianças um novo amigo (ou amiga) para viajar,  jogar bola, ir ao clube ou às compras ou ainda desabafar e ter ajuda quando preciso? E ele pode ser o pai ou mãe do amigo do seu filho. Não é sensacional? Antes de começar o compromisso da reunião, se predisponha a conversar com outros pais e mães. Você pode ter a chance de conhecer uma ótima pessoa e ainda saber o que pensa e como age a família dos amigos de seu filho (e creia  -  isso é muito importante!).

Você viu quanta coisa boa pode estar á sua disposição em uma reunião escolar? Antes de pensar que a escola quer prejudicar seu filho, pense o quanto ela pode te ajudar. Vale a pena separar um tempinho para participar dela.


Boa reunião!


CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E




 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico