Tempo para tudo

O término das férias chegou. Para tristeza de crianças e muitos professores e para alegria dos pais. As crianças voltam a rotina de estudos, compromissos, aulas mil,  pouco tempo para brincar e muitas brigas para que possam usar por mais tempo tablet, celulares e computadores.
Por uma dificuldade dos adultos, que geralmente tem problemas com a palavra rotina, a vida das crianças fica uma bagunça. E pior, crescem sem capacidade de organização de suas vidas, passando a detestar a rotina também.

Porém ter hora para comer, estudar, tomar banho, brincar organiza as tarefas e organiza também a psique. Quantos de nós não temos o menor controle das atividades que precisamos fazer, das datas de entrega e ficamos desesperados, estressados e por vezes até doentes para dar conta das necessidades? É assim que você quer que seu pimpolho passe a vida adulta?

Pois bem. Aproveite o início das aulas e auxilie suas crianças a organizarem-se também. Monte com ela tabelas  que contemplem as horas da escola, das atividades, da soneca, da brincadeira (que não apenas eletrônica) , do tempo de tirar uma soneca ou de ter tempo livre pra nada, que é extremamente importante para o desenvolvimento sadio! Muitas crianças tem rotina de adultos, com uma coleção de tarefas que, apesar de os pais acreditarem que estão os preparando para uma vida adulta mais produtiva, colaboram com o cansaço excessivo, podendo gerar problemas de saúde física, mental e dificuldades na escolarização.




Assim você organiza suas atividades em casa também e os ensina a otimizar o tempo, ter noção de suas responsabilidades, trabalha habilidades de organização e, consequentemente, viver menos “na corda bamba”. Quem sabe você também não se anima e se planeja também?


Ah! Não esqueça de incluir você mesma na rotina da criança! Reservar um tempinho para brincarem juntos e fazerem ao menos uma refeição desfrutando da companhia uma da outra faz toda diferença na sua vida e na vida da criança. Permita-se!


Por Vivian Camila

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E






 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico